top of page

Os 10 erros mais comuns na educação dos cães



Queridos clientes e amigos do Cão Carioca! Gostaria de dividir com vocês algumas dicas sobre como educar seus cães.


No vídeo acima, o adestrador Tomás Szpigel apresenta os 10 erros mais comuns na educação dos cães, de uma forma bem descontraída e didática:


01: Nunca brigue, grita ou bata no seu cão


Uma das coisas que é muito importante evitar é tentar educar, tentar resolver os problemas da educação ou mostrar para o cachorro o que você quer brigando com ele, dando bronca ou batendo no nível mais extremo ou gritando. Ao invés disso, deve-se tentar mostrar para ele o que você quer apontando para ele os erros e não os acertos. Some a isso a dica 02.


02: Não use enforcador, coleira de choque, colar de garra, latinhas e spray de água


Essas ferramentas que visam causar um desconforto dor ou medo nos cães pode gerar vários problemas como traumas e agressividade que podem fazer o que você deseja acabar funcionando contra a gente.


03: Cuidado com programas de televisão


Não siga as dicas e métodos vistos em programas de televisão, eles são shows estão muito diferentes da realidade do dia-a-dia da educação e do treinamento de um cachorro e bem diferente da profissão de adestramento profissional. Alguns deles inclusive tem muitos anos de idade repetem o mesmo capítulo de novo e de novo e às vezes aquele profissional já até mudou e você está assistindo algo que ele não faz há muitos anos.


04: Não humanize os cães!


Atribuir o comportamento de humanos aos cães também é um erro muito comum e atrapalha muito na hora da educação canina. Você falar que o seu cachorro fez algo de pirraça ou que ele é interesseiro, é totalmente errado, pois são ações humanas totalmente diferente da natureza dos cães.


05: Tenha paciência e persistência.


Muitas pessoas esquecem é que elas precisam ser muito pacientes com seus cães a gente precisa ser não só o paciente, mas persistente e não pode de forma alguma descontar nossas frustrações em cima deles. Esse tipo de coisa funciona muito contra nossa educação, se a gente perde a paciência e se frustra a gente acaba informando o cachorro coisas diferentes do que a gente gostaria. Então, é essencial que você seja paciente e faça sua parte para conseguir educar o seu cachorro.


06: Não deixe para depois


Procrastinar é um grande vilão na educação dos nossos cães, é muito comum as pessoas às vezes tolerarem determinados comportamentos dos seus filhotes e conviverem com aquilo. Nisso o cachorro vai crescendo e aquela ação vai se consolidando, se tornando um hábito, e quanto mais você deixa para resolver depois mais difícil é.


07: Cuidado com a comunicação verbal


Tentar comunicar o que a gente quer para os nossos cães com palavras também é algo que atrapalha muito na educação dos cachorros, eles precisam de muita repetição e de uma associação muito precisa até que uma palavra tenha um significado. Logo, se você chega e fica falando e conversando e tentando explicar pra ele com palavras o que é pra fazer, isso muito mais confunde o cachorro do que mostra para ele o que você deseja.


08: Não estrague o "vem"


Estragar o vem dos nossos cachorros também é algo muito comum. A maioria das pessoas utiliza o nome do cachorro muito para chamar a atenção dele, não treina de forma efetiva para o cachorro vir quando chamado e ainda chama ele para brigar, para castigar, para reclamar das coisas. Então, às vezes, um cachorro que desde filhote viria quando você chama acaba tendo esse "vem" estragado devido a essas nossas atitudes.


09: Sempre busque conhecimento


Não é uma ferramenta, um exercício ou uma técnica que vai educar o seu cachorro para sempre. O que traz uma boa educação na verdade é um conjunto de atitudes e de ações que a gente faz durante a educação do cachorro.


10: Cada cão é único!


Outro erro comum, também, é a gente achar que sabe tudo. É muito difícil a gente lidar com o ser vivo, por mais experiência que você tenha, então não é porque você treinou um cachorro fazer alguma coisa ou até alguns cachorros a fazer alguma coisa que toda vez que for treinar um cachorro ele também vai aprender. Cada um é um indivíduo e cada um precisa ser basicamente estudado individualmente existem comportamentos que são gerais dos cães, mas a realidade de cada indivíduo a história de cada indivíduo é diferente.


Esses são os 10 erros mais comuns encontrados pelo adestrador Tomás Szpigel em seus anos de experiência.


Nós do Cão Carioca acreditamos que o Cão tem um papel chave em nossa sociedade, e por isso temos todo o cuidado de educa-los de forma apropriada, para que eles possam se desenvolver com seguros de si mesmo e do dono, e acima de tudo encontrar a felicidade, apesar de todas as dificuldades de viver na cidade.

Para aqueles que precisam de uma ajudinha profissional para educar seu cachorro, estaremos sempre as ordens!


Já recuperamos dezenas de cães e atualmente temos dezenas de clientes que aderem a ajuda dos nossos Passeadores de Cães no RJ e a correção de comportamento com o Adestramento Comportamental para Cães no RJ.

Forte abraço,

Martin - Cão Carioca!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page