top of page

Cuidados de higiene para seu cão

 

Bem-vindos ao Blog Pet do Cão Carioca! Se você é da turma que ama um bom lambeijo do seu melhor amigo de quatro patas, está no lugar certo. Hoje, vamos bater um papo descontraído sobre os cuidados básicos de higiene que os nossos filhos caninos precisam ter. Afinal, eles merecem todo o amor e mimo, não é mesmo?


Escovação dos pelos regularmente:


Ao escolher uma escova, é importante considerar o tipo de pelagem do cão, utilizando uma escova adequada ao comprimento e textura específicos. A frequência da escova varia de acordo com a raça e o tipo de pelagem, mas geralmente é aconselhado fazer isso pelo menos duas vezes por semana.Alguns motivos pelos quais a escovação é importante:

 

A escovação ajuda a remover os pelos mortos e soltos, evitando que fiquem emaranhados e formem nós. Isso é especialmente relevante em raças de pelo longo. Em determinadas épocas do ano, alguns cães passam por períodos de queda de pelo mais intensos.

 

Escovar o cãozinho pode ajudar a controlar a quantidade de pelos soltos no ambiente. Ela também evita a formação de nós e embaraços, que podem ser desconfortáveis ​​para o animal e causar problemas de pele, principalmente em cães de pelagem longa.

 

Durante a escovação, os proprietários podem detectar a presença de parasitas, como pulgas ou carrapatos, e também examinar a pele do cão em busca de sinais de lesões, feridas ou infecções.


Escovar os pelos de seu cão não é apenas uma prática de cuidado físico, mas também fortalece o vínculo entre o dono e o cão. É um momento de carinho e atenção, proporcionando ao animal uma experiência positiva.

 

 

Limpeza nos olhos e ouvidos:


Alguns cães, especialmente raças de olhos proeminentes, podem desenvolver secreções oculares. Utilize uma solução específica para limpeza ocular e um algodão ou gaze para remover delicadamente qualquer sujeira ou umidade ao redor dos olhos. Caso as secreções persistam ou haja outros sintomas preocupantes, é aconselhável consultar um veterinário para uma avaliação mais aprofundada.


Use uma solução de limpeza auricular recomendada pelo veterinário para limpar suavemente o excesso de cera e sujeira dos ouvidos. Evite o uso de cotonetes, pois podem sujeira e sujeira no interior do ouvido. Manter uma limpeza ocular e auricular nos cães, ajuda no controle de odores desagradáveis; previne otite, irritação, manchas e infecções; cria conforto no animal e ajuda no monitoramento da saúde do pet.


A frequência ideal de limpeza dos ouvidos e olhos do seu animal de estimação pode variar dependendo de fatores como a raça, a idade, a saúde geral do animal e as condições ambientais. Consulte um veterinário para saber a frequência ideal para seu cãozinho.

 

Corte das unhas:


Unhas muito longas podem fazer com que o animal ande de forma desconfortável, alterando a distribuição de peso e a postura. O corte regular das unhas ajuda a manter a mobilidade e a prevenir desconfortos articulares. Unhas longas por muito tempo, aumentam o risco de lesões, como rupturas de unhas ou fraturas. Cortá-las reduz esse risco, proporcionando mais segurança ao animal, além de evitar danos aos móveis da casa.


Utilize cortadores de unhas específicos para animais de estimação, evitando o uso de tesouras internas, que podem esmagar as unhas. Caso você não se sinta confortável em cortar as unhas de seu animal de estimação ou se o animal demonstrar resistência, é recomendável procurar a ajuda de um profissional, como um veterinário ou um tosador, para realizar essa tarefa de maneira segura e eficaz.


Escovação dentária:


A escovação dentária em cães é uma prática fundamental para manter a saúde bucal e geral do animal. A saúde dos dentes e gengivas é crucial para prevenir problemas como cáries, doenças periodontais e mau hálito. A escovação previne doenças periodontais.


O tártaro é uma placa bacteriana mineralizada que se acumula nos dentes dos animais, incluindo cães, e pode levar a problemas de saúde bucal se não for tratado especificamente. A formação de tártaro é um processo natural, mas pode ser acelerada por uma série de fatores, como dieta, predisposição genética, falta de escovação dentária e falta de cuidados regulares.


Consulte um veterinário para saber exatamente quantas vezes na semana deve escovar os dentes do seu pet e quantas vezes no ano deve realizar a remoção dos tártaros. Lembrando, claro, utilizar sempre escova e creme dental própria para cães!


Esses são alguns cuidados que os pais de pet devem ter sempre com eles! Para mais conteúdos caninos, siga a nossa página no Instagram @cao_carioca e fique por dentro das novidades!


Precisou de ajuda com seu cão, você já sabe: Chame a Cão Carioca.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page